O Verbo se fez Carne

Uma palavra sobre o Evangelho de João 1:1-14.

 Um dos grandes obstáculos enfrentados pelos linguistas, especialmente, quando se fala em traduzir 'discursos' de uma língua para outra, é a questão da perda de conteúdos que levam à compreensão da totalidade desses (se é que há uma totalidade), ou seja, o que eles realmente expressam. Traduzir uma palavra não significa apenas saber o que ela significa, mas sim, o que ela 'significa naquele contexto'. E para a maioria dos estudiosos da linguagem na atualidade, contexto não se refere apenas ao ambiente linguístico, isto é, a frase ou oração onde aquele determinado vocábulo se insere, mas sim, o contexto extra linguístico, bem como toda a situação na qual o vocábulo se insere: quem fala, pra quem fala, por que fala (intenções), quando fala, como fala, a quem fala, enfim, a análise de um determinado vocábulo, principalmente em traduções, deve ser efetuada com muita cautela, até porque não temos presente os sujeitos do discurso.  

Quando Jesus falava ao povo por parábolas, ele sabia que boa parte daquele público, embora entendesse a situação de fala, não alcançaria o real significado das palavras relacionadas ao Reino de Deus. E foram muitas as vezes que Jesus precisou explicar as parábolas aos seus discípulos em particular. Isso demonstra o quanto devemos ser cuidadosos nas afirmações acerca do Reino de Deus e da Palavra escrita, porque ela em si é uma fonte de Vida. Para compreendê-las, embora tenhamos muitas vezes que recorrer ao texto original em grego ou hebraico, precisamos da revelação do Espírito Santo de Deus, o Espírito da Verdade que apenas os filhos de Deus possuem, para então compartilhar do que o Espírito Santo nos revelou. Isso eu confesso a vocês, faço com muita cautela e temor diante do Senhor que tudo fez e nos deixou escrito para nosso proveito. Porque o desejo de nosso Senhor Jesus Cristo é que todos os homens cheguem ao pleno conhecimento da Verdade (1 carta de Paulo a Timóteo 2:4). 

O Senhor Deus havia dito por intermédio do profeta Ezequiel 18:23 "Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? Diz o Senhor Jeová; não, desejo antes, que se converta dos seus caminhos e viva". E só há um modo de se converter dos maus caminhos: mediante o conhecimento da Verdade. E qual é a Verdade?
João 3:16 diz: "Porque [explicação] Deus amou [declaração] o mundo [quem] de tal maneira [modo] que deu [amor em ação] o Seu Filho unigênito [qual], para que [propósito] todo aquele [indistintamente] que nele crê [reação ao amor com que Deus nos amou] não pereça [resultado do pecado expresso na sentença proferida por Deus no Éden], mas [contraste] tenha a vida eterna [Conhecimento de Deus e de Seu Filho]". O versículo seguinte diz: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele". E na carta de Paulo a Tito 2:11 diz: "Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens". E qual é essa graça? Vejamos o que dizem os primeiros versículos do capítulo 1 do Evangelho Segundo escreveu o apóstolo João:

  • V. 1"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". Verbo tem sido um vocábulo bastante discutido no meio acadêmico e secular desde os tempos mais remotos. Muitos livros e 'discursos' têm sido escrito na tentativa de entender o que significa. Os próprios filósofos tentaram defini-lo. Claro que alguém que lê essa passagem e tenha um pouco de conhecimento bíblico e ainda a revelação do Espírito Santo acerca dessa passagem, entenderá que esse Verbo, de Jo 1:1 é na verdade o próprio Filho de Deus. Mas isso na nossa linguagem não é tão óbvio assim. Verbo pode ser entendido como 'palavra' ou 'discurso'. Nas Escrituras podemos encontrar ao menos três vocábulos que foram traduzidos para o português como 'palavra': 'Imrah'; 'Rhema' e 'Logos'. (Strong).

Imrah: Um exemplo com esse vocábulo podemos encontrar no Segundo Livro do Profeta Samuel 22:31 que diz: "O caminho de Deus é perfeito; e a palavra do Senhor, refinada; [ele - algumas versões desse versículo em português é omitido o vocábulo 'ele', sugerindo que a Palavra do Senhor seja o escudo. Essa interpretação é também possível, mas Ele, o Senhor é não só escudo, como também a proteção, o esconderijo, lugar onde alcançamos livramento dos nossos inimigos. Essa era a oração contínua do rei Davi, que foi quem proferiu esse cântico] é o escudo de todos os que nele confiam". Imrah é encontrada 35 vezes na Bíblia e é derivada dos verbos amar, falar ou dizer. Significa 'palavra', ou 'palavras', discurso; Também pode ser entendida como mandamento, provérbio. Ela ocorre 21 vezes só nos Salmos 119. 

Rhema: Um exemplo da ocorrência desse vocábulo encontramos no Evangelho Segundo escreveu o Apóstolo Mateus 4:4. Jesus estava repetindo palavras já proferidas anteriormente: "Ele [Jesus], porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus". Inicialmente, Deus havia falado por intermédio de Moisés, registrado em Deuteronômio 8:3: "E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem". A obediência do povo em colher todos os dias o maná seria prova de sua fidelidade a Deus, porque Deus prova os corações. Mas o fato de o Maná cair todos os dias era prova de que a Palavra de Deus dita por intermédio de Moisés ao povo, de introduzi-los numa terra, era verdadeira. Essa Palavra, e não somente o Maná que era prova do que Deus havia falado, é que manteria o povo vivo no deserto. Deus os sustentou todos os dias até entregar em suas mãos a terra de Jericó. O sentido aqui é o que foi dito. Palavra nesse contexto se refere à promessa de Deus a Abraão, Isaque e Jacó [Israel]. Rhema nesse sentido também pode ser aplicado ao nascimento de Jesus. E não apenas Logos. Ele é a promessa desde o Jardim. Ele é cada recorte da Palavra de Deus dita ao homem, como também é toda a expressão do pensamento divino. É a plenitude, mas também a promessa, Rhrema. Verificamos essa verdade em João 6:58. Todo esse capítulo de João fala sobre pão [Maná]: a multiplicação dos pães; Jesus, o pão da vida "Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá a vida ao mundo" (v.33). E Jesus ainda vai além, afirmando que seu próprio corpo e seu sangue são, consecutivamente, comida e bebida (v.55) e complementa (v.58): "Esse é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre". Essa é a Rhema revelada em Jesus. Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Logos: Podemos encontrar uma ocorrência desse vocábulo no Livro dos Atos dos Apóstolos 19:20:"Assim, a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia". e em João 1:1, traduzida por Verbo. A revelação divina, a Palavra encarnada, o Verbo que se fez carne, o próprio Filho de Deus nascido de uma virgem, a transmissão do pensamento, a comunicação de Deus ao homem. Os eruditos afirmam que Logos se realiza de três maneiras: de forma escrita [Bíblia, o Logos de Deus]; de forma viva [Jesus, o Filho de Deus] e falado [Espírito Santo, Espírito de Deus]. 

 
Imrah é para ser lida, obedecida e revelada em nossas ações. É a Palavra mediante a qual Deus nos instrui em Seus Caminhos e nos revela a Sua Vontade. [Corpo].
 
Rhema é para ser ouvida pela revelação do conhecimento de Deus dispensado a nós. É a Palavra mediante a qual Deus nos instrui sobre o Seu Eterno Propósito. [Alma].

Logos é para ser guardada e revelada no relacionamento com os irmãos no Corpo de Cristo. É a Palavra mediante a qual Deus nos torna semelhantes a Seu Filho, Primogênito. Há um trabalhar da Palavra em nós pelo Espírito Santo para a edificação do Corpo. [Espírito].

  • V.2,3 "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez".
 No princípio significa na Gênesis de toda a Criação. Trata-se do início do relacionamento de Deus com todo o Universo criado, inclusive com o homem, formado no sexto dia. Todas as coisas foram feitas por Ele. Ele quem? O Verbo: Jesus Cristo. Sem Ele, nada do que foi feito se fez. O Senhor é a razão de ser de todas as coisas. Sem Ele não havia propósito na Criação. Sem Ele não haveria necessidade da Criação. Na Carta de Paulo aos Efésios podemos ler: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas [dos pecados], segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o beneplácito, que propusera em si mesmo; de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" (Efésios 1:.3-10). 

O que entendemos por essas palavras de Paulo aos Efésios é que no Supremo Propósito de Deus todos nós já existíamos e fomos chamados. E segundo o conselho de sua vontade (v.11), Deus nos fez herança, e fomos predestinados para o louvor da sua glória. Não vou entrar na doutrina da predestinação porque não é o nosso propósito aqui, mas digo que a Salvação não se trata de um fim em si mesmo. [...]

Continua posteriormente.


Deus abençoe sua vida.



 

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