Dimensões da Vida Cristã: fé, caridade e esperança
Texto de referência: I Ts 1:3
Fé 》passado
Caridade 》presente
Esperança 》futuro
Essas três dimensões da Vida Cristã eram a base da doutrina da Igreja Primitiva. Os nossos amados irmãos viviam alicerçados na fé no Evangelho da Paz. Quando eles ouviram que Jesus Cristo era o Messias que eles tanto esperavam, eles criam na Palavra dos apóstolos e se convertiam ao cristianismo. A fé no Senhor Jesus fazia com que eles tivessem uma vida plena em Cristo. Ao abraçar as promessas de uma vida futura ao lado de Cristo, eles começaram a praticar a caridade entre si. Essa ação dos cristãos primitivos era uma prova viva de que verdadeiramente eles entenderam o perdão do Senhor em suas vidas. Essa era a maior resposta que podiam dar ao chamamento divino.
Em relação à fé, somos justificados por ela, reconciliados com Deus e ainda temos acesso à graça (Rm 5:1-5). Segundo Paulo escreveu aos Gálatas 5:5-6, pela fé aguardamos a esperança da justiça. A epístola aos Colossenses 1:4-5 nos afirma que a caridade é o resultado da fé e da esperança. Pela fé nós recebemos a Palavra da Verdade. Pela esperança nós batalhamos na Vida Cristã. A fé e a esperança nos fazem corresponder ao chamamento divino. A resposta ao chamamento se mostra em nossas ações. Trabalhamos porque temos fé na Palavra que ouvimos desde o princípio e porque temos esperança de ver essa Palavra cumprida em nós.
Em I Aos Tessalonicenses 1:5 lemos que o Evangelho de Jesus Cristo nao consiste apenas em Palavras, mas em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza. Paulo estava convicto de seu trabalho em Tessalônica. Embora os irmãos tessalonicenses tenham recebido a Palavra do Evangelho em muitas tribulações. I Ts 1:6; 2:14. Nesse período, alguns judeus desobedientes e movidos de inveja alvoraçaram a multidão contra Paulo e Silas (Atos 17:5,8) e foram em sua perseguição até Bereia. Paulo foi impedido de voltar à Tessalônica a fim de visitar os irmãos que igualmente desejavam vê-lo. I Ts 2:17, 18; 3:10.
Em todas as cidades em que Paulo anunciava a Palavra do Evangelho, ele primeiramente ia nas sinagogas dos judeus, se houvesse, cumprindo a ordem de Jesus que disse: ide primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 10:6). O amor do apóstolo dos gentios por seus irmãos judeus se revelava no desejo que ele tinha que todos chegassem ao conhecimento da Verdade. I Tm 2:4.
Continua....
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Esperança 》futuro
Essas três dimensões da Vida Cristã eram a base da doutrina da Igreja Primitiva. Os nossos amados irmãos viviam alicerçados na fé no Evangelho da Paz. Quando eles ouviram que Jesus Cristo era o Messias que eles tanto esperavam, eles criam na Palavra dos apóstolos e se convertiam ao cristianismo. A fé no Senhor Jesus fazia com que eles tivessem uma vida plena em Cristo. Ao abraçar as promessas de uma vida futura ao lado de Cristo, eles começaram a praticar a caridade entre si. Essa ação dos cristãos primitivos era uma prova viva de que verdadeiramente eles entenderam o perdão do Senhor em suas vidas. Essa era a maior resposta que podiam dar ao chamamento divino.
Em relação à fé, somos justificados por ela, reconciliados com Deus e ainda temos acesso à graça (Rm 5:1-5). Segundo Paulo escreveu aos Gálatas 5:5-6, pela fé aguardamos a esperança da justiça. A epístola aos Colossenses 1:4-5 nos afirma que a caridade é o resultado da fé e da esperança. Pela fé nós recebemos a Palavra da Verdade. Pela esperança nós batalhamos na Vida Cristã. A fé e a esperança nos fazem corresponder ao chamamento divino. A resposta ao chamamento se mostra em nossas ações. Trabalhamos porque temos fé na Palavra que ouvimos desde o princípio e porque temos esperança de ver essa Palavra cumprida em nós.
Em I Aos Tessalonicenses 1:5 lemos que o Evangelho de Jesus Cristo nao consiste apenas em Palavras, mas em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza. Paulo estava convicto de seu trabalho em Tessalônica. Embora os irmãos tessalonicenses tenham recebido a Palavra do Evangelho em muitas tribulações. I Ts 1:6; 2:14. Nesse período, alguns judeus desobedientes e movidos de inveja alvoraçaram a multidão contra Paulo e Silas (Atos 17:5,8) e foram em sua perseguição até Bereia. Paulo foi impedido de voltar à Tessalônica a fim de visitar os irmãos que igualmente desejavam vê-lo. I Ts 2:17, 18; 3:10.
Em todas as cidades em que Paulo anunciava a Palavra do Evangelho, ele primeiramente ia nas sinagogas dos judeus, se houvesse, cumprindo a ordem de Jesus que disse: ide primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 10:6). O amor do apóstolo dos gentios por seus irmãos judeus se revelava no desejo que ele tinha que todos chegassem ao conhecimento da Verdade. I Tm 2:4.
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