Toda língua confessará o Senhor
O capítulo 2 da carta de Paulo aos Filipenses, a partir do versículo 5 ao 11, descreve o modo como Cristo Jesus se despoja de toda a sua glória para a humilhante morte de cruz:
Fp 2:5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve
também em Cristo Jesus - aquele sentimento de negar-se a si mesmo por amor e obediência.
Fp 2:6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação
ser igual a Deus - uma demonstração contrária à de Lúcifer que quis ter o seu trono 'acima do trono de Deus', e tentando a mulher no jardim do Éden, oferece para ela uma condição de ser igual a Deus quando comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O Senhor Jesus era em forma de Deus, mas não usurpou tal posição, mesmo sendo Deus.
Fp 2:7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo,
fazendo-se semelhante aos homens - Em direção contrária ao desejo de Eva que sendo humana, quis ser igual a Deus, enchendo-se de conhecimento. Mas Jesus Cristo tomou a forma de servo, assemelhando-se ao homem.
Fp 2:8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo,
sendo obediente até à morte, e morte de cruz - A obediência também está em oposição ao pecado original que foi a desobediência em seu aspecto mais primitivo.
Fp 2:9 Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe
deu um nome que é sobre todo o nome - A Bíblia diz que aquele que se humilha será exaltado. Mt 23:12 "E o que a si
mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado". A exaltação de Cristo veio de Deus, o Pai que Ele tanto amava e que Ele tanto tentou mostrar para os seus discípulos: Jo 12:45 "E quem me vê
a mim, vê aquele que me enviou". Além de exaltá-lo, Deus deu-lhe um nome que é sobre todo o nome. Não há outro nome pelo qual o homem deva ser salvo. At 4:12 "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo
do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser
salvos". O nome dele é suficiente para nos salvar, nos resgatar, nos redimir, nos santificar, nos purificar, nos levar para o céu, nos fazer ser vitoriosos. Não adianta invocar outro nome. Na verdade, não há outro nome.
Fp 2:10 Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos
que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra - Aqui há um propósito: para que. Todo joelho se dobrará diante do Senhor Jesus. Isso significa que ele deverá ser adorado por todos. Porque só nos ajoelhamos diante daquele que consideramos superior a nós mesmos. Aqui é o propósito do Pai em relação ao Filho. Exaltá-lo acima de todos os outros seres nos céus e na terra.
Fp 2:11 E toda a língua
confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai - E aqui há um propósito da exaltação do Filho: A glória de Deus Pai.
O Filho busca honrar o Pai. O Pai, honrar o Filho. Às vezes a morte de Cristo pode ser mal interpretada pelos céticos. Mas o Filho conhece o propósito do Pai Amado.
Quando ouço uma canção que diz: "Toda língua confessará ao Senhor, todo joelho se dobrará [...], mas aquele que a ti escolheu um tesouro maior terá", me entristeço sobremaneira porque, pra mim, essa segunda parte é uma blasfêmia, uma usurpação da posição alcançada por Cristo na cruz. A conjunção adversativa 'mas' indica contraste. Na primeira parte, eu reconheço que toda língua confessará o Senhor e que todo joelho se dobrará diante dele. Perfeito. 'Mas', 'aquele que a ti escolheu' 'um tesouro maior terá'. Nosso tesouro, nossa exaltação jamais, em nenhum momento, em nenhuma outra vida, em nenhum outro lugar, poderá superar a posição alcançada por Cristo. Fica aqui um alerta pra você que é cristão. Aprenda a ler o que o diabo diz para não blasfemar contra o Senhor de todas as coisas. Para não desejar uma posição que Ele alcançou por meio do sofrimento, por meio de tudo o que passou.
Deus abençoe sua vida.
Comentários
Postar um comentário